Lojas de materiais de construção

5 dicas para aumentar as vendas de lojas de material de construção

Descubra aqui essas dicas infalíveis para aumentar as vendas nas lojas de material de construção!  

Para varejistas de qualquer setor, ter sucesso nas vendas é um desafio que precisa ser vencido. Quando se tratam de lojas de material de construção não é diferente e esse objetivo passa a ser ainda mais importante, por se tratar de uma área que depende de vários pontos que podem influenciar o desempenho das vendas, como decisões do governo de financiamento de habitações, sazonalidade, entre outros. 

Também é importante ressaltar que muitas vezes trata-se de um investimento relativamente grande, exigindo planejamento financeiro e escolha criteriosa por parte do cliente, porque uma compra que deu errado de materiais e insumos pode trazer muitos prejuízos. 

Ou seja, o consumidor precisa confiar no que a sua loja e você como fornecedor está oferecendo para ele. Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas e estratégias bem específicas para aumentar as vendas nas lojas de material de construção. 

5 dicas para fornecedores da construção civil

Os fornecedores da construção civil sofrem bastante com a pressão: é fundamental entregar os pedidos no momento certo, um atraso pode causar muita perda de dinheiro. 

Existe também um desafio de encontrar novos clientes para a empresa. Então, para ter mais sucesso e descobrir como aumentar os clientes de material de construção que são fiéis e conquistar novos, confira as dicas: 

1. Posicionamento no mercado

Qualquer loja, seja de material de construção ou não, precisa ter uma “personalidade” no mercado, que definirá a posição que deseja ocupar na mente do seu consumidor. É fundamental ter uma identidade que agrade o público e converse com ele de forma positiva, convertendo essa relação em vendas e outros ganhos, como a aquisição e fidelização de novos clientes. 

O que você acha que seu público pensa quando o assunto é a sua loja? É importante trabalhar nisso! Uma ótima maneira de melhorar são as redes sociais, que também ajudam a divulgar promoções, ofertas e outras vantagens do seu estabelecimento. 

2. Valorize a gestão dos produtos na sua loja 

Mais do que ter um bom estoque é fundamental saber como gerenciá-lo. Ainda mais quando o assunto são materiais de construção, devido a sua grande variedade de finalidades e produtos. É essencial saber organizar os insumos por categoria, do jeito mais didático possível, levando em consideração as necessidades dos seus consumidores. 

Lembre-se também de que muitos deles podem não ser profissionais da construção civil e, dessa maneira, não vão conhecer a fundo este mercado. Outro ponto a ser trabalhado é fazer um bom controle permanente do estoque, repondo periodicamente e de uma forma inteligente. 

Leia também: 

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! | Obra Prima >

3. Mantenha um bom controle financeiro da loja

Quando o assunto é finanças, você consegue fazer bem a gestão de loja de materiais de construção? Se a resposta for não, isso precisa mudar agora! 

Saber administrar o fluxo de caixa é essencial para o sucesso do seu estabelecimento. Um bom lugar para começar é fazer o planejamento dos investimentos necessários para melhorar os resultados do seu negócio. 

Mantenha o controle dos registros de operação mais importantes, por exemplo: controle do caixa, bancos, contas a pagar e a receber, entre outros… 

Leia também: 

Acabe com o prejuízo: o segredo para o controle financeiro na construção civil  | Obra Prima >

4. Proporcione conforto para o seu cliente

Além de uma boa variedade de opções e produtos, todo consumidor busca comodidade em todos os sentidos. É importante fazer com que ele se sinta bem e confortável dentro da sua loja, desde o momento em que chega, oferecendo uma boa localização e um estacionamento fácil, até o conforto de ter opções de pagamento e facilidades na entrega dos produtos. 

Também é importante lembrar que esse conforto também se estende ao layout da loja, ela precisa ser pensada de maneira que seja fácil encontrar os produtos. E outro ponto que não podemos não falar é um bom atendimento ao cliente, com colaboradores preparados para responder as perguntas e dispostos a ajudar. 

5. Use plataformas para encontrar clientes

Já conhece o Obra Play? Essa plataforma vai ajudar os fornecedores da construção civil a encontrarem novos clientes para fechar mais negócios e aumentar as vendas. Para conhecer a nossa plataforma, acesse aqui o link.

O que é o Obra Play?

O Obra Play é uma plataforma completa que conecta e fortalece toda a cadeia e os principais players da construção civil. 

Você vai poder cadastrar vagas, interagir com clientes, encontrar profissionais altamente qualificados e também terá acesso a conteúdos exclusivos sobre os principais assuntos do mercado! Ninguém vai querer ficar de fora, então, já entre no site e descubra mais sobre essa novidade. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários