Comece o ano organizando o estoque: 6 dicas para a gestão de estoque de materiais de construção

Aproveite o começo do ano para organizar os seus produtos! Descubra como otimizar a gestão de estoque de materiais de construção na sua empresa. 

Realizar um controle eficiente do seu estoque de materiais de construção sempre foi um dos principais desafios enfrentados por lojistas do varejo da construção civil. Isso porque trata-se de uma área com uma grande demanda por parte dos compradores e equívocos podem acabar comprometendo mais do que só a rentabilidade, mas também o bom atendimento ao seu cliente. 

Por isso, é essencial que o responsável por essa área fique atento para resolver as principais questões relacionadas, para assim conquistar melhores resultados e, consequentemente, fidelizar o cliente e evitar problemas. 

Pensando nisso, reunimos aqui seis dicas para a gestão de estoque de materiais de construção na sua loja, confira: 

6 dicas para gestão de estoque de materiais de construção

Potencializar os seus resultados é fundamental para ganhar mais eficiência e, por consequência, ter um controle adequado do seu estoque, evitando imprevistos que possam acontecer. As seis dicas a seguir vão te ajudar nesta tarefa: 

  1. Preste atenção no desempenho dos insumos

Para conseguir determinar o ciclo de compras é essencial prestar atenção no desempenho de cada um dos produtos que a sua empresa vende. Você precisa, por exemplo, avaliar qual é a média da semana e do mês de vendas de um determinado insumo. 

Dessa maneira, é possível descobrir quais vendem mais rapidamente e, consequentemente, precisarão de reposições com mais frequência. Assim, é possível negociar com os fornecedores melhores preços nos itens.

  1. Evite o controle manual

Reduzir as chances de erros nos preenchimentos é muito importante para conseguir resultados melhores e um bom controle de estoque na sua loja de materiais de construção. Um dos principais pontos de falhas está no preenchimento manual do controle. 

Se o colaborador cometer um erro nesta etapa, isso pode gerar inconsistência nas informações e, dessa maneira, prejudicar o processo de controle no geral. 

  1. Organize respeitando a demanda de cada produto

Quais são os itens mais procurados e que, portanto, precisam de mais atenção dos profissionais que controlam o estoque? Preste atenção neles, organizá-los pode ser importante para cumprir o primeiro item. 

Isso é importante não só devido a reposição, mas também pode ser usado na organização do seu estoque. Afinal, se um item é muito procurado, não faz sentido colocá-lo em um lugar com difícil acesso, além de complicar a vida do colaborador, também vai tornar o atendimento ao cliente pior e menos eficiente. 

Coloque os itens mais procurados em lugares fáceis e mais próximos, já os insumos que são menos procurados, podem ficar mais ao fundo.  

Leia também: 

Como vender mais na sua loja de material de construção? >

  1. Faça reposições de maneira estratégica

A reposição precisa acompanhar o giro de estoque. Por isso, é essencial realizar uma reposição mais estratégica, confira algumas dicas importantes: 

  • conheça o seu público;
  • realize a previsão de demanda pelo consumo;
  • tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores para ter melhores condições;
  • avalie o processo de venda e entrega dos seus fornecedores para encontrar com antecedência com qual precisa solicitar a reposição de algum item.
  1. Conte com um time eficiente

Times consistentes estão relacionados diretamente com uma maior eficiência do controle de estoque, eles são capazes de trazer resultados melhores para a sua empresa

Isso envolve preparar os colaboradores para atuarem em prol de uma gestão de estoque otimizada, reduzindo erros e agindo de maneira eficiente, sinergética e de acordo com os padrões determinados pela organização. 

  1. Otimize a sua gestão de compras

Alguns dos pontos que trabalhamos no texto estão relacionados com a gestão de compras no varejo. Isso quer dizer: prospectar bons fornecedores, negociar com eles, garantir bons prazos, fidelização e ter um maior controle em relação às compras realizadas.

Dessa maneira, alguns passos são fundamentais para otimizar a sua gestão de compras:

  • tenha um orçamento para compras definido previamente;
  • avalie os principais fornecedores do setor;
  • analise a reputação desses fornecedores;
  • encontre diferenciais das empresas;
  • analise a qualidade dos insumos comprados;
  • estabeleça diálogo com os possíveis vendedores, para aproximar a relação;
  • etc.

Comece bem o ano! 

Esse é o melhor momento para reorganizar e repensar o que não deu certo no ano passado. Então, aproveite para colocar essas dicas em prática e veja a diferença que isso pode fazer na sua loja de materiais de construção. 

Para mais dicas como essas, acompanhe o blog do Obra Play, estamos sempre com conteúdos novos e exclusivos!

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários