6 DICAS PRÁTICAS PARA A GESTÃO DO DEPÓSITO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

6 dicas práticas para a gestão do depósito de material de construção

Organizar o depósito de material de construção é fundamental para o sucesso de qualquer negócio que trabalhe no setor. Descubra aqui como tornar esse espaço mais eficiente.

Para atrair o público e fazer a venda de materiais de construção é importante fazer a gestão de estoque na sua loja, isso vai facilitar e agilizar o processo depois de fechar um negócio e ainda vai ajudar a manter o seu cliente satisfeito e mais propenso a realizar outros pedidos com a sua empresa. 

Aprenda aqui a manter o seu depósito de material de construção sempre limpo e bem organizado, com essas dicas:

6 dicas para fazer a gestão de estoque na construção civil

Por trabalhar com vários produtos, os fornecedores da construção civil precisam lidar com um grande desafio: manter o seu depósito de material de construção organizado. Embora essa não seja uma tarefa simples, ela é possível.  

O cuidado com esse espaço contribui para o sucesso da sua loja, isso porque possibilita um maior controle e uma melhor gestão de estoque na construção civil, facilitando a entrega dos insumos nos momentos necessários. 

Além disso, também possibilita um crescimento da produtividade e eficiência, ajudando a diminuir riscos de perdas e extravios. 

Já existem muitas técnicas que podem ajudar e ferramentas que simplificam e automatizam esse gestão, confira aqui algumas delas: 

1. Estabeleça rotinas de limpeza e organização

A manutenção de um planejamento de limpeza, verificação e organização do estoque vai possibilitar que qualquer risco dos materiais por conta da umidade, mau empilhamento ou perigo, sejam detectados e evitados. 

A frequência dessa rotina na sua empresa vai variar dependendo dos tipos de materiais de construção depositados, mas pode chegar até mesmo a ser diário ou semanal. 

Também é importante que os colaboradores que acessam os materiais estejam bem informados sobre o sistema de organização e localização de cada um dos insumos, já que isso vai tornar a retirada da peça mais rápida e evita a perda de tempo ou até perda. 

Leia também: 

6 dicas essenciais para manter o depósito de materiais de construção organizado | Obra Prima

2. Garanta uma boa estrutura de espaço 

O depósito de material de construção precisa garantir que os produtos estejam armazenados da maneira correta. Para isso, o ambiente deve ser iluminado na medida certa, arejado e contar com os equipamentos necessários para que a organização e a limpeza sejam feitas da melhor forma possível. 

Lembre-se que a qualidade dos produtos oferecidos é afetada diretamente pelas condições do depósito. Isso quer dizer que a higiene merece atenção. 

Além disso, a limpeza e a organização dos materiais é essencial para que eles sejam identificados no seu estoque e ninguém precise ficar horas procurando. 

3. Analise as demandas por produtos

Para pensar na organização do estoque, você precisa conhecer muito bem a demanda por cada um dos insumos da sua loja. Uma ótima dica é deixar os produtos mais procurados em locais mais acessíveis e visíveis. 

Essa medida pode facilitar muito o trabalho dos colaboradores que precisam verificar ou buscar materiais de construção no depósito. Como consequência, isso vai agilizar o atendimento e facilitar a manutenção, limpeza e organização do espaço. 

Ao analisar os produtos mais procurados também é bom levar em conta os períodos de procura. 

4. Encontre o tipo de gestão de estoque na construção civil ideal para a sua empresa

Outro ponto fundamental para a organização do depósito de material de construção é ter uma reposição eficiente dos produtos. Existem diversas maneiras de fazer o controle do estoque, e encontrar a que funciona melhor para o tamanho e às necessidades da sua empresa é o que vai fazer a diferença para tornar a organização dos materiais a melhor possível. 

Leia também:

Gestão de estoque de obras: o segredo para o sucesso! | Obra Prima

5. Tenha controle dos processos

Por mais que as etapas anteriores sejam fundamentais, elas não serão suficientes sem um controle dos processos. Além da gestão de estoque na construção civil, também é importante que a sua loja consiga monitorar o fluxo dos materiais, o estado do depósito e a sua receita ao longo do tempo para analisar se as práticas adotadas estão gerando bons resultados.  

6. Use a tecnologia a seu favor 

A tecnologia é uma poderosa ferramenta e aliada que faz toda a diferença na sua gestão e controle dos materiais de construção, esses sistemas automatizam e agilizam processos. 

Com um software que te ajuda na gestão, você vai ter muito mais controle do que entra e sai do seu depósito, além de simplificar muitas tarefas que antes poderiam demorar muito. 

Então chegou a hora de conhecer o Obra Play e fechar mais vendas na sua loja de materiais de construção. 

Obra Play: ecossistema da construção civil

O Obra Play é uma plataforma completa que conecta e fortalece os players de toda a cadeia da construção civil. Você consegue fechar negócios com novos clientes, interagir com consumidores, encontrar profissionais altamente qualificados e ainda tem acesso a conteúdos exclusivos dos principais assuntos do mercado. 

Entre aqui e saiba mais >>

Para ter acesso aos materiais, acompanhe o nosso blog, estamos sempre postando as novidades do setor. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários