9 DICAS PARA RESPONDER À COTAÇÃO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

9 dicas para responder à cotação de material de construção

Descubra como responder a cotação de material de construção de maneira eficiente para fechar muitos novos negócios. 

A cotação de material de construção é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. Por isso, você como fornecedor, precisa entregar um bom serviço para os seus clientes. Dessa maneira, eles ficarão satisfeitos e voltarão a fechar novos negócios com a sua empresa. 

Para ajudar nesta tarefa desafiadora que envolve diversos fatores, separamos aqui nove dicas importantes para manter em mente e aplicar ao responder cotações, confira: 

9 dicas para os fornecedores da construção civil

O mercado é extremamente competitivo e sabe que o cliente te vê como um dos muitos fornecedores da construção civil. Acompanhe as dicas e descubra como conquistar e fidelizar os compradores para fechar mais projetos: 

1. Responda com agilidade e precisão

Você gosta de esperar muito tempo por uma resposta importante? Pois é… quem está cotando também não. Por isso, evite demorar muito na resposta, isso pode prejudicar a sua empresa, uma vez que algum outro fornecedor concorrente vai ter a chance de responder mais rápido e fechar negócio. 

Leia também: 

Guia básico de pós-venda para a construção civil: como e por quê fidelizar clientes? | Obra Prima

2. Identifique a sua empresa

Para manter a cotação de material de construção é importante deixar a sua identificação muito clara. Quem está fazendo o orçamento de obras precisa saber de maneira rápida exatamente com quem estão negociando. 

3. Coloque todos os seus contatos

Não dá para negar que a construção civil é um setor que trabalha com valores e investimentos altíssimos. Dessa forma, muitos clientes e empresas ficam receosos ao trabalhar com novos fornecedores.

A melhor maneira de lidar com isso é passando todos os seus contatos para qualquer imprevisto, problema ou dúvida a pessoa conseguir entrar em contato rapidamente para resolver uma questão ou esclarecer algo. 

4. Faça uma breve descrição dos materiais e serviços oferecidos

Detalhe o que você está oferecendo para não acontecer nenhum tipo de falha na comunicação. Quando tudo está bem combinado, o cliente consegue confiar mais no seu trabalho e muitos erros são evitados. 

5. Tenha uma equipe preparada para lidar com situações adversas

Fazer um orçamento de obras não é fácil. Por isso, as construtoras falam com mais de uma loja de material de construção para fornecer o que eles precisam. Então, a sua empresa precisa ter uma equipe preparada para lidar com todo tipo de situações, inclusive as adversas. Por exemplo, negociar preços, dar más notícias, entre outros… Esse vai ser um grande diferencial para conquistar e fechar novos negócios. 

6. Tenha uma equipe que conhece bem os produtos oferecidos

Ter um time que conhece muito bem o que vocês vendem é fundamental para ganhar a confiança do seu cliente. Além disso, também é importante para responder perguntas ou tirar dúvidas que possam surgir durante as obras. 

7. Seja flexível

As obras estão suscetíveis a problemas e imprevistos. Ou seja, é essencial que a sua empresa consiga ser flexível sempre que possível, seja na forma do pagamento ou na entrega dos materiais. 

8. Não dê o melhor preço de imediato

É isso mesmo que você leu! Não dê o melhor preço de primeira, estimule o interesse do cliente informando em outra linha, em destaque, as vantagens do seu produto. E, depois, se precisar, abaixe o preço e queime um pouco da gordura sem ficar no prejuízo. 

9. Informe TODAS as condições

Para fazer a cotação de material de construção é importante informar todas as condições comerciais, como a data do faturamento, o local, tipo de frete, impostos, forma (pix, boleto, cheque, depósito) e o prazo de pagamento, valor mínimo do pedido e a validade da proposta. 

Dica Extra: use o Obra Play

O Obra Play é a plataforma completa que conecta e fortalece toda a cadeia da construção civil. Nela, você, fornecedor, vai fazer parte do ecossistema e aumentar a sua lucratividade. 

Tenha acesso a um painel completo para fazer a gestão das vendas realizadas, o recebimento de dinheiro e as cotações de construtoras parceiras, trazendo mais agilidade e eficiência para os seus projetos. 

No Obra Play, é possível interagir com os consumidores, encontrar os melhores profissionais e ter acesso a conteúdos exclusivos para acompanhar tudo que está acontecendo no mercado. 

Essa vai ser a ponte entre o seu negócio, muitos novos clientes e uma imensidão de oportunidades incríveis. Então, não fique de fora, clique aqui e venha conhecer essa ferramenta! 

Para ter acesso aos nossos materiais, fique de olho no blog, estamos sempre compartilhando novidades!  

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários