6 dicas para a logística de entrega de materiais de construção

6 dicas para a logística de entrega de materiais de construção

Descubra como melhorar a logística de entrega de materiais de construção na sua loja! 

Saber como realizar uma entrega adequada é fundamental para as lojas de materiais de construção que desejam oferecer ao cliente um atendimento de qualidade e completo. Esse processo garante a gestão do fluxo dos insumos desde a aquisição até a entrega. Preparamos aqui um conteúdo com seis dicas do que os fornecedores precisam fazer para implementar na sua revenda uma logística eficiente. 

A melhor palavra para definir esse processo é planejamento, porque é através da execução dele que é possível preparar com antecedência todas as informações necessárias para que as obras não sofram atrasos nem imprevistos. Tenha sempre essa palavra em mente! 

6 dicas de como melhorar a entrega dos materiais de construção

Separamos aqui seis dicas para melhorar a logística nas lojas de materiais de construção, confira: 

1. Organização da área de armazenamento

Manter o espaço organizado, com a manutenção em dia é essencial para uma organização eficiente da logística das lojas de materiais de construção. Algumas vezes, a conservação é desconsiderada no dia a dia, o que pode ter um impacto na organização do ambiente e gerar desperdício de insumos. 

Use uma planilha no computador ou até um software de gestão de obras para registrar a quantidade e a disponibilidade de cada um dos materiais no sistema logístico, programação de compras, pedidos finalizados e em andamento, entre outras informações que podem ser importantes, como a validade, por exemplo. 

Leia também: 

Dicas para o armazenamento de materiais de construção | Obra Prima

2. Previsão dos pedidos e das demandas

Essa dica ajuda na previsão do fluxo de materiais e produtos, assegurando que as aquisições feitas vão suprir e satisfazer as necessidades dos clientes. Não só isso, mas também, a previsão da demanda auxilia na diminuição de custos, reduzindo a aquisição de mercadorias em excesso, que podem provocar desperdício e perdas desnecessárias, consequências negativas de um estoque parado.

Uma dica importante é nunca deixar o material acabar. Por isso, é fundamental prestar atenção na disponibilidade e prever demandas. 

3. Produção e conferência do seu estoque

No momento da compra, geralmente já é dada para o consumidor a data de entrega do material de construção comprado. Então, é extremamente importante ter um controle da quantidade desse insumo no seu estoque, porque pode acontecer de faltar ou não ter o suficiente dependendo do fornecedor para trazer a quantidade necessária. 

Caso isso ocorra, o ideal é entrar em contato com os fornecedores para saber a previsão da entrega na sua loja. Assim você pode se programar com a quantidade completa de materiais pedidos pelo seu consumidor. 

4. Embalagem de proteção para as entregas

Esse é um passo essencial. Isso vai evitar que os materiais de construção sejam danificados durante o seu transporte. Dê atenção para as embalagens reforçadas que não corram o risco de danificar as mercadorias que podem ser quebradas, como azulejos e pisos, ao longo do trajeto, assim como o fechamento correto das embalagens que podem rasgar no percurso. 

5. Realização de um checklist

Além da lista de materiais de construção conferida com o cliente no momento da compra, é fundamental que, antes de ir ao transporte, o checklist de conferência de compras seja realizado para assegurar que todos os itens estão corretos. 

6. Entrega para o consumidor final dos produtos 

Planeje e roteirize o trajeto da frota até o endereço de entrega. Não esqueça de levar em consideração o tempo de deslocamento, trânsito e experiência do motorista. Lembrar de negociar o prazo conforme a rota, região e volume de produtos é uma opção interessante. 

O que achou das dicas? 

Para ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Play! Somos uma nova plataforma que conecta e fortalece todos os players da construção civil! Aqui, você encontra vagas, fornecedores, clientes, pode fazer e responder a cotações e  tem acesso a muitos conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes do setor.

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários