melhorar a gestão financeira da loja de materiais de construção civil

Como melhorar a gestão financeira da loja de materiais de construção?

Quer descobrir como melhorar a gestão financeira da loja de materiais de construção? Confira aqui algumas dicas e já aplique na sua. 

Para as lojas de material de construção, a gestão financeira é uma das rotinas administrativas que merecem uma atenção especial do empreendedor. 

Junto a tantas atividades desenvolvidas na rotina de trabalho, é bastante comum que ela acabe ficando em segundo plano – o que é um erro que pode comprometer a sobrevivência da empresa. 

O sucesso do seu negócio depende das finanças. Uma empresa que sempre tem dinheiro no caixa para suprir as necessidades consegue crescer e se desenvolver. Já aquelas que estão constantemente sofrendo para equilibrar o fluxo de entrada e saída dificilmente serão bem-sucedidas a longo prazo – por melhores que sejam os resultados das vendas. 

Para entender melhor a importância e como melhorar a gestão financeira da loja de materiais de construção, confira as dicas que preparamos para você: 

Fatores que melhoram o controle financeiro da loja de materiais de construção

A gestão financeira para loja de materiais de construção é uma rotina que tem como objetivo aumentar o controle em relação ao dinheiro que circula dentro da empresa. Você sabe quanto gasta mensalmente? Quais são as principais despesas? E qual é a parcela de faturamento mensal que fica no caixa da sua empresa? 

Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas a partir de uma gestão eficiente das finanças. Para que você tenha total domínio em relação às finanças da sua loja, você precisa passar por uma série de fatores: 

  1. Planejamento financeiro

Este se refere aos estudos em relação às finanças de uma empresa no futuro. Esse exercício é importante principalmente para as empresas que estão começando as suas atividades e precisam garantir o retorno dos investimentos iniciais. 

  1. Fluxo de caixa

Essa é uma ferramenta fundamental para ter controle de todas as movimentações de entrada e saída de capital, além de monitorar as transações futuras. É com base nessas informações que é possível realizar análises com mais precisão. 

  1. Preço de venda

A precificação é uma decisão que impacta o posicionamento da sua loja no mercado, mas também precisa ser baseada nas finanças. É necessário certificar-se de que os valores cobrados realmente consigam cobrir todas as despesas e trazer o lucro esperado. 

  1. Demonstrativo de Resultados

Será que a sua empresa está dando prejuízo ou lucro? Quais foram os resultados obtidos no último ano? Sem parar um momento para encontrar essas informações, muitos empresários acabam criando teorias erradas sobre o desempenho da loja. 

  1. Avaliação dos Resultados

Mais do que enxergar os resultados, a gestão financeira, possibilita que você avalie profundamente e compreenda melhor como o lucro é composto. Assim, é possível entender quais são as principais despesas, quais itens contribuem mais para a lucratividade, entre outras informações importantes. 

Leia também: 

Como vender mais na sua loja de material de construção?

  1. Acesso aos créditos

Com base em uma gestão financeira eficiente é possível analisar quando precisamos de capital de terceiros para fazer investimentos na empresa. Além disso, manter as finanças em ordem permite apresentar para instituições bancárias informações atualizadas sobre os resultados obtidos – otimizando as chances de ter o seu pedido aprovado. 

Como colocar em prática uma gestão financeira eficiente? 

Com isso em mente, para ter uma gestão financeira eficiente na sua loja de materiais de construção preparamos aqui um passo a passo, confira:

  1. Avalie a situação real e projete diferentes cenários: comece analisando a situação financeira da sua loja e depois projete cenários para o futuro, buscando ganhar previsibilidade sobre as despesas e receitas.
  2. Monte um plano de ação: use esses dados, do primeiro passo, para gerar ações positivas para a sua empresa. Monte um plano de ação para reduzir as despesas e aumentar a receita, gerando mais lucro. 
  3. Calcule o preço ideal para os insumos: todas as informações que você coletou podem ajudar a entender qual é o melhor preço de venda para os seus produtos. Assim, também é possível calcular o valor máximo de desconto que pode conceder. 
  4. Conte com especialistas: Não sente confiança nos seus conhecimentos? Conte com a ajuda de especialistas, existem muitos disponíveis por aí.
  5. Use a tecnologia a seu favor: Atualmente, existem muitas ferramentas que auxiliam na gestão de uma empresa. Encontre aquela que vai te ajudar nas suas dificuldades e facilitar o seu dia a dia. 

Agora você já sabe como melhorar a gestão financeira da loja de materiais de construção! Comece o ano com o pé direito e coloque essas dicas em prática. Para mais conteúdos exclusivos como este, acompanhe o blog do Obra Play e conheça a nossa plataforma. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários