problemas na cotação de materiais de construção

3 problemas na cotação de preços de materiais de construção

Descubra aqui quais são os principais problemas na cotação de preços dos materiais de construção e como é possível evitá-los. 

Os problemas relacionados com a cotação, além de desperdiçar tempo e causar frustrações nos seus colaboradores e clientes, também podem prejudicar muito a receita da sua empresa. Em um mundo ideal, haveria um tempo tranquilo de resposta e uniforme entre a solicitação por parte do cliente e o recebimento por parte da fornecedora, mas a realidade não é essa. Infelizmente.

Problemas no processo da cotação de preços, mesmo que sejam pequenos erros de precificação ou até a demora nas aprovações, podem impedir que o seu time atenda às necessidades e expectativas dos clientes e isso talvez baixe a moral dos colaboradores. 

Pensando em maneiras de resolver os obstáculos mais comuns enfrentados, criamos uma lista com 3 problemas mais comuns e como é possível evitá-los, confira aqui: 

3 problemas na cotação 

Existem diversas dificuldades que podem aparecer nesta etapa, aqui vamos falar apenas de algumas delas, acompanhe: 

1. Informações desatualizadas

Manter as informações organizadas pode ser desafiador, especialmente se estiver com muitos sistemas para fazer o acompanhamento de toda a empresa. 

Se você está usando documentos e planilhas para fazer a gestão dos termos e condições, listas de preços e outros dados importantes, existe uma grande chance de que as versões mais antigas desses documentos estejam circulando e sendo utilizadas por membros do seu time e clientes. 

Ou seja, é fundamental centralizar as informações e usar apenas a versão mais atualizada.  

2. Erros de precificação

Uma das principais consequências de ter os dados espalhados em diversos sistemas é a quantidade de erros que vão aparecer no caminho. Discrepância nos preços, erros na entrada de dados e outros que tornarão o processo da cotação um grande obstáculo e não uma ponte para trazer novos consumidores. 

Podem acontecer problemas comuns causados por humanos, como esquecer de atualizar um campo de informação, gerando uma confusão para o cliente, ou erros de cálculo, como não perceber que um consumidor se qualifica para frete grátis em um determinado pedido. 

Esses equívocos podem resultar em uma cobrança indevida e excessiva ou insuficiente para os seus compradores, registrando informações sem precisão ou mais tempo gasto refazendo uma cotação extensa. 

Para finalizar, esses erros fazem com que o seu time e a sua empresa pareçam desajustados ou ainda pior: nada profissionais. 

Embora não seja possível eliminar completamente os erros, você pode tomar providências para diminuir a chance dessas ocorrências e isso já vai ajudar a atingir os objetivos e a manter os seus clientes mais satisfeitos. 

3. Perda de vendas repetidas

Enquanto os vendedores estão ocupados procurando aprovações ou corrigindo erros em cotação mal calculada, eles estão perdendo tempo que poderia ser investido para aumentar o impacto dos seus negócios. 

Quando os representantes de venda precisam gastar muito tempo em tarefas manuais ou estão em poucos, eles perdem oportunidades de fechar negócios de produtos adicionais para a sua base atual de clientes. 

Com a ferramenta certa é possível gerenciar as tarefas e retirar algumas dos processos manuais, liberando tempo para que os seus vendedores foquem em encontrar oportunidades ideais para oferecer outros produtos e realizar vendas cruzadas. 

Quer conhecer a plataforma que vai ajudar a fechar muitos novos negócios e encontrar clientes em potencial?

Saiba mais sobre o Obra Play. 

O que é o Obra Play?

Somos uma plataforma completa que conecta e fortalece todos os players do mercado da construção civil. No nosso sistema, além de controlar a cotação de preços de materiais de construção e outros insumos/ serviços, você também vai encontrar pessoas que estão buscando o que a sua empresa oferece. 

Além disso, também é possível achar profissionais altamente qualificados, cadastrar vagas, interagir com os consumidores e ter acesso a conteúdos exclusivos para se manter por dentro dos principais assuntos da construção civil. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários