Vagas de emprego na construção civil

Vagas de emprego na construção civil: 12 dicas para se destacar 

Quer descobrir como se destacar no mercado e arranjar as melhores vagas de emprego na construção civil? Confira aqui doze dicas imperdíveis.

No cenário atual do setor construtivo, a qualificação profissional é cada vez mais importante na hora de conseguir um bom emprego. As construtoras e empresas valorizam principalmente as pessoas especializadas com cursos e estudos na área, e quem deseja uma boa colocação precisa correr atrás de mais conhecimentos para incluir no seu currículo e conquistar trabalhos na mão de obra das construções. 

Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com seis dicas fundamentais na hora de conseguir um trabalho na construção civil e se destacar dos demais profissionais e mais seis para você turbinar o seu currículo, confira: 

6 dicas para conseguir trabalho na construção civil 

Esse é um dos setores que mais gera empregos no Brasil. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021, o setor conseguiu um total de 244 mil novas oportunidades, o maior número dos últimos dez anos. E, felizmente, a construção civil continua crescendo. Por isso, esse é um ótimo ramo para conseguir uma oportunidade: 

1. Tenha disposição

Trabalhar com construção e obras não é fácil, por esse motivo, você precisa se mostrar uma pessoa muito disposta. É importante estar preparado para qualquer desafio. Nunca se sabe o que vai aparecer. 

2. Divulgue o seu trabalho 

Uma boa sacada é um cartão de visitas. Se você já trabalhou neste ramo, com certeza tem contato direto com vários players o tempo todo. Não custa nada deixar um cartão para que eles se lembrem de te chamar caso precisem de alguém para a mão de obra. 

3. Mantenha-se capacitado 

É fundamental fazer cursos para se manter atualizado e capacitado para trabalhar. Inclusive existem vários mais acessíveis ou até de graça que podem te ajudar na hora de aprender uma técnica nova ou como usar uma ferramenta importante para a mão de obra de um projeto. 

Nos dias de hoje é muito fácil encontrar cursos gratuitos online sobre diversos assuntos. Quanto mais certificados e cursos você tiver, melhor para o seu currículo para construção civil. 

4. Apresente-se de maneira honesta e segura

Mostre segurança para ocupar o cargo que almeja, independente de qual seja. Saiba contar as suas qualidades, desde ser multifunção até saber se adaptar e se transformar, por exemplo. Tenha confiança nas suas falas e, principalmente, coloque honestidade acima de tudo. 

5. Mostre ser adaptável 

Nas posições de trabalho, muitas vezes precisamos mudar de área, objetivo, equipe, tecnologia. A pandemia foi a maior prova disso, já que modificou todas as formas de se relacionar e cooperar em equipe. Mostre para o seu entrevistador que é capaz de se adaptar e, ainda assim, entregar um trabalho de qualidade. 

6. Saiba onde procurar vagas

Não sabe onde procurar vagas? Conheça o Obra Play! Na nossa plataforma é possível cadastrar o seu currículo para construção civil. No site, ajudamos você a encontrar o emprego que deseja. 

Tenha acesso a vagas anunciadas por milhares de construtoras parceiras, crie o seu currículo personalizado e se cadastre nas oportunidades de acordo com as suas capacitações. 

6 dicas para o seu currículo para construção civil

Agora que você já conheceu as nossas dicas para encontrar vagas de emprego na construção civil, separamos também seis boas práticas para o seu currículo, confira: 

1. Prepare o seu currículo de maneira inteligente

Aquela folha velha de A4 com todos os seus certificados e cursos de horas/ aula não é mais o padrão! Um bom currículo não precisa ter mais do que duas páginas.

2. Escreva corretamente

Revise, revise e revise de novo, se possível, até peça para outra pessoa ler, caso português não seja o seu forte. Isso vai fazer toda a diferença na hora do recrutador conferir o seu currículo. 

3. Coloque nome, idade, data de nascimento, endereço e contato

Inclua o seu nome, idade, data de nascimento, endereço e contato (e-mail, telefone, link do LinkedIn ou algum outro tipo de portfólio)

4. Resumo de no máximo 3 linhas

Fale aqui sobre as suas principais habilidades e características em no máximo 3 linhas. Por exemplo: “Engenheiro Civil com 20 anos de experiência no mercado, especializado em fiscalização e execução de obras.” 

5. Dê destaque para as últimas experiências profissionais

É importante destacar, no máximo, as suas últimas 5 experiências ou também aquelas que são mais relevantes para a vaga. É fundamental colocar o período em que você trabalhou e o contato de chefes antigos/ supervisores ou até colegas que podem falar bem do seu trabalho. 

6. Coloque em evidência as suas principais habilidades

Pode ser o domínio de um software, por exemplo Certificado em MS Project, Autocad avançado, e também as suas habilidades linguísticas, caso saiba falar alguma língua estrangeira.  

Pronto para novas oportunidades?

Agora com todas essas dicas e informações, está pronto para novas oportunidades? Então, atualize o seu currículo, entre no site do Obra Play, e cadastre-se para encontrar as melhores oportunidades! 

Somos um ecossistema completo da construção civil: solicite orçamentos, candidate-se a vagas, encontre fornecedores e profissionais qualificados. Acesse também muitos conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes do setor

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários