4 tendências para o varejo de materiais de construção em 2023

2023 já começou! Essa é a hora de investir em estratégias para desenvolver o seu negócio. Conheça as principais tendências deste ano para o varejo de materiais de construção. 

As tendências do varejo de materiais de construção ainda são resultados diretos dos impactos provocados pela pandemia COVID-19. O comportamento do consumidor mudou, e com ele novos hábitos passaram a ganhar destaque. 

Por isso, esse conteúdo abordará o contexto atual e as principais tendências do varejo de material de construção para este ano, confira: 

4 tendências para o varejo de materiais de construção

Algumas tendências se destacaram nos últimos tempos e vem ganhando cada vez mais força. Podemos citar aqui: 

  1. Maior uso da tecnologia 

A cada ano que passa a tecnologia continua sendo sempre a principal tendência do varejo, e não é diferente para os materiais de construção. Com o isolamento, ficou ainda mais claro o valor dessa ferramenta no cotidiano dos compradores. 

Dessa maneira, modelos como Omnichannel tendem a se tornar cada vez mais presentes. Esse é um sistema de negócios que reconhece o valor das lojas online e físicas. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, mais de 60% dos clientes já consome de forma híbrida, enquanto 16% dizem ter começado a se aventurar nas compras online no ano de 2020. 

Além disso, o uso da tecnologia no atendimento ao cliente é uma estratégia que pode otimizar e facilitar esse processo para ambos os lados. 

Para aproveitar essa forte tendência agora em 2023, a sua loja de materiais de construção pode investir no meio online, criando um site atualizado e intuitivo. É possível até incluir algumas tecnologias no próprio ponto de venda físico, com auto caixas, aqueles que não precisam de atendente.  

  1. Foco na experiência do comprador

Se a sua loja de materiais de construção não tinha o foco na experiência do cliente é melhor repensar isso! Tendo em vista que o Consumidor 5.0 – aquele que aborda o perfil atual daqueles compradores que não toleram muito tempo de espera e o olhar não atento à demanda deles durante o atendimento – também prezam por empresas que se preocupam com a sua experiência, sendo ela muito relevante na hora da decisão de compra. 

Para aproveitar essa tendência, a sua loja de materiais de construção pode melhorar a experiência do cliente tanto no ponto de venda físico quanto no online. 

  1. E-commerce  

Já falamos aqui que as compras online estão ganhando cada vez mais espaço. Só no primeiro semestre de 2021 no Brasil, o modelo de e-commerce chegou a mais de 53 bilhões de vendas, segundo a mostra da Ebit | Nielsen, citados pelo portal da E-commerce

Para aproveitar essa tendência, a sua loja de materiais de construção pode investir no e-commerce, criando um bom espaço online de compras para os clientes. 

  1. Sustentabilidade

Esse é um tema que já tem força há algum tempo e ele só tende a crescer. A sustentabilidade no ano de 2022 passou a ser um dos principais critérios de compra do consumidor pós-pandemia. 

Apostar em sustentabilidade irá ajudar a conquistar e fidelizar, além de melhorar a experiência do consumidor, que está cada vez mais preocupado com os impactos sociais e comunitários.

Para conseguir acompanhar essa tendência, a sua loja de materiais de construção pode investir em insumos reciclados, verdes e mais alinhados com o equilíbrio com o meio ambiente. 

Uma última tendência

Agora a última tendência para 2023 é a plataforma do Obra Play! Somos um novo ecossistema que reúne e fortalece todos os players da construção civil. Solicite orçamentos, candidate-se a vagas, encontre fornecedores e os profissionais mais bem avaliados. 

Também aproveite os conteúdos exclusivos do nosso blog! São muitos materiais sobre os temas mais relevantes da construção civil, não importa com o que você trabalha ou o que precisa, nós podemos te ajudar. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários