Dicas para impulsionar a cadeia de suprimentos

6 dicas para impulsionar a cadeia de suprimentos

Confira as dicas e estratégias para impulsionar a cadeia de suprimentos na sua empresa. 

Ao seguir as dicas que preparamos, a sua empresa poderá otimizar as suas operações, reduzindo os custos e melhorando a satisfação dos clientes ao longo de toda a cadeia de suprimentos.  

Impulsionar a colaboração na cadeia de suprimentos, incentivando que as diversas áreas envolvidas trabalham em conjunto e de maneira harmoniosa, é um desafio que vale a pena superar. 

Porém, criar as condições para uma colaboração efetiva exige inteligência e esforço, principalmente quando diversos agentes de vários estágios de maturidade precisam interagir. 

Além disso, a cadeia de suprimentos é composta por fabricantes, fornecedores, varejistas, distribuidores, entre outros. E, cada um desempenha um papel fundamental na entrega de serviços e produtos para o cliente. 

O que é a cadeia de suprimentos?

A cadeia de suprimentos é um sistema de gerenciamento de pessoas, atividades, tecnologias e recursos que trabalham para levar um produto para o seu cliente final. Ela abrange diversas etapas, como: 

  • produção;
  • armazenagem;
  • aquisição de matéria-prima;
  • distribuição;
  • entrega.

O tamanho da cadeia varia muito de acordo com o nicho de atuação da empresa ou do tipo de produto que está sendo fabricado ou comercializado. Afinal, quanto mais produtos a empresa fabrica ou vende, maior será a complexidade desse processo. 

3 benefícios de otimizar a cadeia de suprimentos

Empresas que conseguem otimizar a sua cadeia de suprimentos conseguem impulsionar o seu crescimento e competitividade, mas não só isso, existem outros benefícios:

  1. Aumento da eficiência de logística

Quanto mais organizada estiver a cadeia de suprimentos, mais rápido é receber, distribuir e entregar os produtos para atender todas as demandas. 

  1. Redução dos custos

Ao otimizar o processo da cadeia, a empresa é capaz de economizar tempo e recursos valiosos, além de eliminar desperdícios, etapas que não agregam nada ao produto final e despesas. 

  1. Maior satisfação dos clientes 

Ao aumentar a eficiência logística, as entregas tornam-se mais pontuais, favorecendo a satisfação e fidelização do comprador, além da captação de novos clientes. 

Leia também:

Cadeia logística da construção civil: os 7 conceitos fundamentais

Como otimizar a cadeia de suprimentos?

Como envolve diversas fases, será necessário que os líderes apliquem ações estratégicas para conseguir otimizar a cadeia de suprimentos, entre elas estruturar um bom planejamento, integrar setores e fazer o monitoramento contínuo: 

1. Planejamento

O planejamento é a base da cadeia de suprimentos. Para garantir que todas as etapas funcionem corretamente, é necessário primeiro criar metas e objetivos de negócio para analisar os processos logísticos que fazem sentido às estratégias e estabelecer um plano de ações condizente com a capacidade operacional do negócio. 

2. Colaboração com fornecedores e parceiros

É necessário construir boas relações com os fornecedores e parceiros, porque eles serão responsáveis por garantir, muitas vezes, melhores condições de pagamento, preços e diminuir o tempo de resposta. Além disso, esses profissionais vão ajudar a sua empresa a assegurar mais previsibilidade das demandas. 

3. Gestão do estoque

Fazer uma gestão inteligente de estoque é outra estratégia fundamental para otimizar a cadeia de suprimentos. É preciso encontrar o equilíbrio para a empresa não sofrer com estoque parado, nem deixar faltar itens. 

Embora o controle possa ser realizado manualmente, a prática não é recomendada. Isso porque, para ter uma visão mais realista em relação ao que precisa ou não ser comprado, em quais quantidades, os gestores devem contar com tecnologias que possibilitem o acesso aos dados em tempo real, como é o caso de um ERP. 

4. Gestão de riscos

Esse controle é fundamental para a empresa garantir a continuidade das suas operações e impedir que acidentes ou outras situações negativas aconteçam e prejudiquem os colaboradores. 

5. Integração

Investir na integração de departamentos, pessoas e dados vai agilizar as operações da cadeia de suprimentos. A partir dessa integração, o setor de compras não precisa entrar mais em contato com o departamento de estoque para descobrir quantos produtos precisam ser comprados, por exemplo. A equipe pode apenas acessar o sistema de gestão integrada e validar a informação em tempo real. 

6. Monitoramento 

Manter a cadeia de suprimentos otimizada é um processo contínuo e que precisa fazer parte da cultura do negócio. Então, a última dica envolve acompanhar todos os resultados para encontrar oportunidades de melhoria em cada etapa.
Gostou das dicas? Então, as coloque em prática e acompanhe o blog do Obra Play para mais conteúdos relevantes sobre os temas relacionados com o universo da construção civil.

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários