As 5 principais tecnologias para o mercado da construção civil 

Conheça as principais soluções e tecnologias para o mercado da construção civil que estão prometendo transformar a indústria e trazer mais agilidade e produtividade para o setor! 

A construção civil é uma das maiores indústrias do mundo, e como tal, é responsável pela geração de milhões de empregos, colaborando decisivamente para os avanços da sociedade. A tecnologia no setor vem evoluindo cada dia mais e é o diferencial na busca por eficiência e produtividade. 

A tecnologia possibilita o uso mais racional dos materiais, do tempo e da mão de obra, porque auxilia e agiliza na gestão, seja nas fases do projeto e orçamento ou na sua execução. Ao compreender a importância dos processos de planejamento e controle das obras com a integração e a automatização, fica clara a necessidade de utilizar bons investimentos neste sentido. 

Descubra agora cinco das principais tecnologias para o mercado da construção civil para os próximos anos. 

5 tendências para a construção civil  

O setor da construção civil está cada vez mais aberto para as inovações tecnológicas do mercado. Por isso, é fundamental que a sua empresa acompanhe para não ficar para trás em relação aos concorrentes e ao mercado. Conheça agora as tecnologias:

  1. ERP;
  2. TI aplicado à construção civil;
  3. Sistema de nuvem;
  4. Software de gestão de obras;
  5. Soluções para fornecedores.

Agora que você conhece as tendências para construção civil, vamos entender melhor cada uma delas, acompanhe no texto: 

  1. ERP

O planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema de software que ajuda você a administrar a sua empresa, proporcionando suporte à automação e aos processos de recursos humanos, finanças, produção, serviços, cadeia produtiva da construção civil e muito mais. 

  1. TI aplicado à construção civil

Na construção civil há uma busca constante por produtividade, eficiência e qualidade das obras. E isso passa por muitas horas de planejamento e geração de dados, ou seja, informações importantes para que o projeto consiga seguir o cronograma e o orçamento. 

É nesse contexto que a TI, Tecnologia da Informação, se mostra como uma solução. Através de uma infraestrutura de TI é possível otimizar a gestão, organizar os serviços, gerenciar os recursos, melhorar a comunicação entre todos os envolvidos, controlar o estoque e muitas outras tarefas importantes. 

Inclusive, os ERPs citados no primeiro tópico, é uma tecnologia da informação aplicada à construção civil. Existem outras, como: BIM, Internet das Coisas (IoT), Machine Learning, Impressão 3D, etc. 

  1. Sistema de nuvem 

O armazenamento de dados em nuvem vem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Para a construção civil, essa tecnologia facilita diretamente a troca de informações entre os profissionais. 

Assim, é simples analisar a revisão e a solução de processos em poucos cliques e em tempo real. A segurança aqui é garantida: é possível escolher quem consegue acessar cada tipo de informação. 

Dessa maneira, você pode compartilhar as principais atualizações com agilidade e segurança com diversas equipes responsáveis. A tecnologia ajuda diretamente na comunicação externa e interna, reduzindo barreiras e acelerando entregas. 

  1. Software de gestão de obras

A gestão financeira é uma atividade fundamental para qualquer tipo de construção, independente do seu porte ou segmento. O software de gestão de obras é uma tecnologia importante, porque está integrada com o orçamento, cronograma e todas as outras informações relevantes e essenciais para um projeto funcionar. 

Essa ferramenta vai automatizar tarefas, facilitar a comunicação, evitar erros que podem gerar prejuízos e simplificar muito a rotina na construção civil. Quer conhecer outras vantagens e funcionalidades de um software de gestão de obras? Clique na imagem abaixo e agende uma demonstração gratuita do sistema ideal para construtoras de pequeno e médio porte, o Obra Prima, confira: 

  1. Soluções para fornecedores

Existem algumas soluções para fornecedores, entre elas o Obra Play! Essa é uma plataforma que facilitará todo o processo dentro da construção civil, desde encontrar novos clientes e responder às cotações de materiais de construção até o momento da entrega dos pedidos. 

O Obra Play é um ecossistema que reúne e fortalece todos os players da construção civil. Nele, os fornecedores conseguem encontrar mais de 1300 construtoras que já usam o nosso sistema de cotação. 

Chega de responder orçamentos por e-mail ou whatsapp e acabar perdendo clientes devido a equívocos! O nosso software vai tornar todo o processo muito mais assertivo e livre de erros. Conheça aqui o Obra Play >>

Aproveite também para acompanhar os conteúdos do nosso blog, estamos sempre com novidades e muitas dicas que vão ajudar a sua empresa a crescer de verdade. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários