Como conquistar clientes na construção civil?

Conquistar clientes e fidelizar os antigos pode  ser um grande desafio para as construtoras. Principalmente pensando que esse é um dos maiores investimentos da vida de muitas pessoas. 

Mas, mesmo em tempos de crise como os que estamos passando, existem algumas empresas que conseguem se destacar e conquistar uma boa quantidade de obras. Conheça as estratégias para conquistar mais clientes na construção civil para as pequenas e médias construtoras. 

Leia também: 

Experiência do cliente na construção civil: os impactos de um portal do cliente – Obra Prima

6 dicas para conquistar mais clientes na construção civil

Descubra como conquistar clientes e alavancar as vendas da sua construtora: 

  1. Marketing e redes sociais
  2. Produza conteúdo de qualidade
  3. Mostre o progresso para o seu cliente
  4. Faça condições personalizadas
  5. Tenha um atendimento único
  6. Dê atenção ao pós-venda

Agora que você já conhece as dicas, vamos entender melhor cada uma delas para aplicar na sua empresa e começar a conquistar mais clientes na construção civil: 

1. Marketing e redes sociais 

Se a sua construtora não aparece nos resultados do Google ou não é presente nas redes sociais é como se ela não existisse. Isso porque um dos primeiros lugares que os seus clientes em potencial vão buscar referências é na internet. 

Por isso, é essencial investir em uma boa estratégia de marketing, com atenção especial para as estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou em português: Otimização de mecanismos de busca). Se você não sabe o que é isso, basicamente essa ferramenta garante a visibilidade e a relevância das construtoras e outras empresas com o público certo. 

Leia também: 

Como elaborar um planejamento de marketing para empresas da construção civil? – Obra Prima

2. Produza conteúdo de qualidade 

Essa é uma das estratégias de SEO. 

Produzir conteúdos para a internet é uma ótima maneira de ser encontrado pelos seus clientes em potencial. Você disponibiliza um material – pode ser um artigo, notícia, e-book, planilha, etc – que ele vê como valioso e que o ajuda em alguma situação que ele precisa e a sua empresa já ganha ali o primeiro voto de confiança. 

Depois, você pode solicitar os contatos para mandar novos conteúdos e isso vai se tornar um contato comercial que tem grandes chances de virar uma venda. 

3. Mostre o progresso para o seu cliente

Uma maneira simples e interessante de conquistar clientes, sejam eles novos ou antigos, é compartilhando o progresso das obras. Dessa maneira, ele vai se sentir parte fundamental do processo. Além disso, muitas vezes, a compra de um imóvel é a representação da realização de um sonho para as famílias, já que muito dinheiro é investido nisso e, provavelmente, eles vão precisar abrir mão de outras coisas. 

Quando você compartilha o que está acontecendo com eles, isso passa mais tranquilidade e segurança, e para isso, você só precisa mostrar como está o andamento da realização daquele sonho, nada mais justo!  

4. Faça condições personalizadas

Em um contexto de crise econômica e taxas altíssimas de desemprego, as construtoras estão buscando se adaptar para fazer novos negócios. Uma forma de fazer isso que é bem simples, porém muito eficaz, é oferecendo condições de pagamento e financiamento atrativas para o comprador. 

Faça pesquisas de satisfação com os seus clientes já existentes, analise as tendências do mercado e busque pensar como os imóveis e empreendimentos da sua construtora podem ser vantajosos para a situação socioeconômica e para as necessidades do seu cliente ideal.  

5. Tenha um atendimento único

Investir em um atendimento único e de qualidade com treinamento especial para os seus colaboradores que precisam lidar com o cliente é uma maneira de garantir que as vendas da sua construtora vão ser feitas de maneira eficiente. 

Isso também vale para o pós-venda. Se o seu atendimento causar uma boa impressão no seu cliente, as chances dele voltar são maiores. Agora, se as obras foram bem feitas, mas o seu atendimento ao cliente foi ruim, as chances dele voltar são menores. 

6. Dê atenção ao pós-venda

Como já falamos no item anterior, cuidar do atendimento ao cliente é importante em todos os momentos, inclusive no pós-venda. É preciso estabelecer uma relação próxima com os seus clientes, principalmente as pequenas e médias construtoras que ainda não tem uma carteira tão grande. 

Quanto mais satisfeito o seu cliente sair com todo o projeto, desde o primeiro contato até o momento que já está tudo finalizado e ele teve uma dúvida ou algum problema, maior a chance dele voltar. Por isso, essa é uma etapa muito importante que precisa de atenção e cuidado. 

Venda na construção civil

A construção civil pode ser um setor difícil, principalmente para as pequenas e médias construtoras. Fazer as primeiras vendas e se estabelecer no mercado pode ser um processo que parece interminável e até impossível de dar certo, mas calma! 

Com o seu parceiro de negócios, Obra Prima, você consegue descobrir maneiras de conquistar clientes e melhorar a sua rotina nas obras com um software de gestão de obras que cabe no seu bolso e com os conteúdos exclusivos que estamos sempre compartilhando com você.  

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários