3 dicas para a gestão financeira de lojas de materiais de construção

3 dicas para a gestão financeira de lojas de materiais de construção

Quer descobrir como aprimorar a gestão financeira de lojas de materiais de construção? Confira 3 dicas que preparamos para você!

A gestão financeira de uma loja de materiais de construção envolve controlar as finanças da empresa para assegurar a sua saúde financeira e sucesso a longo prazo. Isso inclui muitas tarefas, como o controle de gastos, o planejamento orçamentário, a análise de relatórios financeiros e a gestão do fluxo de caixa. 

Para isso, é fundamental manter um registro preciso das entradas e saídas de capital, gerenciar os estoques e as contas a pagar e a receber, além de fazer projeções financeiras e encontrar oportunidades de desenvolvimento e crescimento para a empresa. 

Também é importante ter uma boa compreensão das finanças e ser capaz de tomar decisões informadas para assegurar o sucesso da sua loja de materiais de construção. 

Pensando em tudo isso, trouxemos três dicas para você aplicar no seu estabelecimento, confira: 

3 dicas essenciais para a gestão financeira da sua loja

Embora a gestão financeira não seja fácil, existem maneiras de tornar essa tarefa mais simples: 

  1. Tenha controle do seu estoque de materiais de construção

A diversidade de produtos disponíveis no estabelecimento é enorme, já que existe uma grande variedade de opções parecidas, mas com finalidades diferentes. Por isso, o controle de estoque é fundamental para que todos os insumos sejam comprados com inteligência, sem deixar dinheiro parado no armazenamento com produtos que os clientes não estão procurando. 

Para que isso aconteça de maneira adequada e eficiente o que pode ajudar muito é uma gestão constante de fluxos de entrada e saída. Com ela, você consegue fazer uma previsão das necessidades de compra, assim como reduzir perdas por vencimento ou algum tipo de dano ao produto por falha no seu manuseio ou armazenamento. 

  1. Marketing digital é um grande aliado

Algumas pessoas podem olhar para o tempo e pensar que o marketing digital só faz sentido para as grandes redes ou corporações, mas isso não é verdade. Por menor que a sua loja seja, ela pode se beneficiar muito de um posicionamento e presença online. 

Quando a sua loja não está na internet, você perde acesso a uma quantidade enorme de clientes em potencial. 

Enquanto um site com informações básicas e uma página atualizada de vez em quando nas redes sociais já foi o suficiente, isso não é mais verdade hoje em dia. Agora, é fundamental gerar conteúdos relevantes para os seus compradores. Seja um canal no Youtube, um blog, uma newsletter ou qualquer coisa do gênero. Assim, você também consegue compartilhar promoções que vão incentivar seus consumidores a comprar. 

  1. Tome cuidado com as finanças da empresa

As finanças não são apenas os números de vendas da sua loja, apesar deles serem uma das – senão a maior – preocupação que você deve ter. Afinal, se a conta não fecha no fim do mês, muitos problemas vão surgir logo em seguida. 

Então, não deixe de avaliar toda a situação financeira da sua loja, como o fluxo atual de caixa, folha de pagamento, valor de estoque, impostos e aluguel. Todas essas informações juntas em um único espaço podem dar clareza em relação a situação real da sua empresa e possibilitar mudanças para otimizar o que precisa ser melhorado. 

Invista no futuro da sua empresa

Hoje em dia já existem diversas soluções que podem ajudar a sua loja de materiais de construção a conquistar mais clientes, como o Obra Play!

Somos um ecossistema que reúne e fortalece todos os players do mercado, aqui você consegue encontrar e ser encontrado por mais clientes e fechar muitos novos negócios, clique aqui e confira o nosso site.

Para mais conteúdos como este, entre no nosso blog, estamos sempre compartilhando muitas novidades e dicas valiosas!  

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários