Principais desafios e oportunidades das lojas de materiais de construção

Confira aqui quais são os maiores desafios e oportunidades para as lojas de materiais de construção em 2023!

O mercado da construção civil é extremamente competitivo. Com um novo ano começando, é importante estar ciente dos seus desafios e saber como enfrentá-los. Por isso, neste texto, vamos trazer algumas barreiras e a oportunidade para resolvê-las. Confira:

4 desafios das lojas de materiais de construção

Entenda quais são os desafios que a sua loja de material de construção vai enfrentar agora em 2023 e qual é a oportunidade para solucionar. Confira a seguir:

  1. Controle de estoque

Esse é, sem dúvidas, um dos grandes desafios enfrentados por qualquer empresa de produtos! Mas quando falamos de lojistas do segmento de materiais de construção, o buraco é mais embaixo. Quando feito de forma ineficiente, alguns produtos acabam ficando sem o giro adequado, gerando prejuízos para a empresa. Enquanto isso, outros são adquiridos em quantidade insuficiente para atender a demanda das obras. 

Assim, o lojista perde vendas, ou seja, atrapalha o sucesso do empreendimento. E, não raramente, pode acabar perdendo clientes para a concorrência. Diante dessa realidade, encontrar alternativas eficientes para a gestão de estoque, longe de ser um gasto, é, na verdade, um investimento necessário para manter a competitividade em alta. 

Oportunidade: 

Uma solução para esse problemas são os softwares de gestão integradas (ERPs), é fácil encontrar o momento mais adequado para fazer a reposição dos insumos. Além de controlar preços, prazos de entrega e entender melhor a ocasião para realizar queimas de estoque ou promoções. 

Dessa forma, o seu estoque fica completamente otimizado, facilitando tanto o tratamento adequado de informações sobre devoluções, trocas, desperdícios e avarias, como o próprio inventário. 

Leia também: 

6 dicas práticas para a gestão do depósito de material de construção
  1. Exposição inadequada e desinformação de produtos

A maioria das lojas de materiais de construção tem um portfólio muito diversificado de produtos. Neste sentido, o grande desafio é a apresentação correta dos produtos nas gôndolas, a descrição técnica e a precificação de cada um deles. 

Quem entra na loja precisa encontrar facilmente os produtos e identificar seus preços. Ficar de olho nos processos de sinalização interna é essencial para o sucesso e o crescimento da sua empresa.

Oportunidade: 

Treine os seus colaboradores e crie uma experiência agradável na sua loja. Isso chamará a atenção dos seus clientes e vai ajudar na sua fidelização. Um ambiente organizado dá vontade de ficar, um lugar sujo e bagunçado, não. 

  1. Gestão tributária

Os lojistas do setor de materiais de construção precisam lidar com desafios relacionados à gestão tributária de negócios a todo momento. É comum que empreendedores separem um tempo de atividades estratégicas para as tarefas que poderiam ser automatizadas. A emissão de notas fiscais a cada venda feita é um exemplo simples.

Oportunidade:

Automatize essa tarefa! Ao automatizar esse tipo de procedimento, o lojista dinamiza o fluxo de trabalho e reduz as chances de equívocos, assegurando uma gestão tributária mais eficaz e com menores chances de multas que podem atrapalhar a eficiência financeira do seu empreendimento. 

  1. Falta de controle dos pedidos 

Não é difícil perder o controle dos pedidos feitos e das datas combinadas. Por isso, é fundamental ter uma ferramenta que ajude a realizar as entregas nas datas e insumos corretos. Afinal, isso pode atrapalhar drasticamente a sua relação com o seu cliente. 

Oportunidade: 

Conheça o Obra Play! Esse é o mais novo ecossistema da construção civil. Nele, além de fornecer para mais de 1500 construtoras que já usam o nosso software de cotação, através de um painel gerencial, você vai receber solicitações de orçamentos e poderá compartilhar os resultados de cada uma delas. 

Além disso, na nossa plataforma, você também terá acesso a dados detalhados sobre as entregas e os pedidos, com endereço, data e todas as outras informações necessárias para evitar atrasos. 

Assim vai ficar muito mais fácil conquistar o seu cliente para ele voltar a fechar negócios com a sua loja! 

Quer conhecer o Obra Play? Clique aqui e para ter acesso a muitos conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes do universo da construção civil, acesse o nosso blog!

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários