Confira seis tipos de estruturas mais usadas na construção civil!
Os tipos de estruturas de uma construção são responsáveis por manter a edificação em pé e segura durante o uso. Afinal o objetivo principal é transferir a carga da edificação, composta pelo peso da cobertura, esquadrias, entre outros revestimentos, para o solo, podendo-se utilizar os mais diversos materiais.
Quais são os tipos de estruturas na engenharia civil?
O concreto armado, a alvenaria estrutural e o concreto protendido são alguns dos sistemas construtivos que são utilizados na estrutura de conjuntos habitacionais, edifícios, sobrados e casas. Como são muitas opções, entender as diferenças e saber quando se deve optar por um método ou por outro exige um estudo preliminar.
Confira os tipos de estrutura mais utilizados na construção civil:
- Estruturas de concreto armado;
- Estruturas metálicas;
- Estruturas de madeira;
- Estrutura de alvenaria;
- Estruturas de concreto protendido;
- Estruturas de fibra de carbono.
Vamos entender melhor cada um desses seis tipos, confira no texto a seguir:
1. Estruturas de concreto armado
O concreto armado é um tipo de estrutura que usa armações feitas com barras de aço. Afinal, as ferragens aumentam a resistência aos esfor’ços de tração do concreto, que, por sua vez, suporta muito bem a compressão.
Em uma estrutura de concreto armado, a utilização de aço em vigas e pilares se torna indispensável e o dimensionamento precisa ser bem calculado seguindo as normas vigentes dos órgão que regulam (NBR 6118).
2. Estruturas metálicas
Certamente o metal foi um dos materiais responsáveis por acabar com a monotonia de sistemas estruturais que acontecia desde a antiguidade até a idade moderna. A capacidade de suportar os esforços levou-o a ser escolhido para grandes obras e a vencer grandes vãos.
Assim, é possível observar a aplicação de estruturas metálicas em edificações que apresentavam a necessidade de aguentar grandes vãos, como estações ferroviárias que estavam espalhadas por todo o Estados Unidos e Europa.
Atualmente, existem vários usos do metal como estrutura, sendo a utilização de cabos de aço uma das mais modernas. Entre as vantagens dessa estrutura está a rapidez na montagem.
3. Estruturas de madeira
Esse é um método, que assim como o Steel Frame, é considerado construção a seco, ou seja, não usa água, além de desperdiçar muito menos que os outros métodos construtivos convencionais.
Eles funcionam como legos, em que você pega as peças e vai montando, as estruturas de madeira, ou Wood Frame, utilizam perfis de madeira maciça. E, a grande vantagem é a velocidade da construção: obras que demorariam meses ficam prontas em alguns dias.
4. Estrutura de alvenaria
A alvenaria estrutural é referente aos tijolos de alvenaria, geralmente de pedra, que também apresentam a função estrutural para os edifícios que fazem parte.Até hoje, as pessoas usam esse sistema, mas não o utilizam da mesma forma como ocorria da antiguidade até a idade moderna. Esse é um método bem eficiente que proporciona bastante resistência aos edifícios.
5. Estruturas de concreto protendido
O concreto protendido é usado para aumentar ainda mais a resistência à tração do material. Esse método consiste em puxar as cordoalhas dentro do concreto ou protender, o tornando mais resistente à tração.
E tem como intuito melhorar o desempenho das estruturas usando todos os benefícios do produto em relação à compressão, deixando todos os esforços da tração para a armadura.
6. Estruturas de fibra de carbono
Várias aplicações, incluindo automotiva, aeroespacial, construção civil e esportiva, utilizam as fibras de carbono devido à sua combinação única de propriedades mecânicas.
Além disso, ela é muito leve, tem alta resistência à fadiga, rigidez, além de oferecer uma boa durabilidade para as construções.
Escolha a estrutura adequada para cada projeto!
Então agora que você já conhece as estruturas, pode escolher a certa para cada um dos seus projetos da construção civil! Para mais conteúdos e informações do setor, acompanhe o blog do Obra Play.