6 materiais usados na Construção Civil que são essenciais para a obra

6 materiais usados na Construção Civil que são essenciais para a obra

Confira aqui seis materiais usados na construção civil que são essenciais para a sua obra!

Os materiais de construção desempenham um papel fundamental em qualquer projeto da construção civil. Eles fornecem estrutura e o revestimento para os edifícios, ou seja, dão o aporte de durabilidade e segurança para os projetos. 

Além disso, os insumos de construção devem ser resistentes ao desgaste, ao tempo e outras condições que podem impactar na integridade da estrutura. Descubra aqui quais são os materiais usados na construção civil com maior frequência, como aço, tijolo e blocos, concreto, etc. 

6 materiais mais utilizados nas obras

Antes do cimento, que se patenteou apenas no século XIX, a indústria empregava principalmente madeira, pedras, cerâmica e, acima de tudo, areia – insumos que só se otimizaram com o advento da produção barata do metal alguns anos depois. Hoje em dia, na construção civil, podemos destacar os seguintes materiais:

1. Concreto

É possível utilizar o concreto em lajes, fundações, pilares e paredes, devido à sua resistência e capacidade de se adaptar a diversos tamanhos e formas. Ele cria uma superfície estável e durável. 

2. Aço

Esse é um dos materiais mais importantes do setor, muito usado devido às suas propriedades versáteis e duráveis. É uma liga de carbono e ferro, com a adição de outros elementos para melhorar as suas propriedades. 

Utiliza-se o aço estrutural nas construções de colunas, vigas, pilares e estruturas metálicas. Além desses elementos, existem outros produtos metálicos que realizam funções específicas em uma edificação, aumentando o seu custo-benefício de todos os ângulos possíveis.  

3. Tijolos e blocos

Os tijolos são blocos de barro cozido (cerâmica) ou argila expandida, utilizados para construir divisórias e paredes. Esses materiais de construção são comumente cozidos em altas temperaturas para torná-los mais resistentes.

Existe uma variedade de tipos de tijolos, cada um tem propriedades e características próprias. 

  • Tijolos comuns: feitos de argila e cozidos em altas temperaturas para torná-los resistentes ao fogo e à água;
  • Tijolos refratários: feitos de materiais especiais que suportam altas temperaturas e são utilizados em fornos e chaminés;
  • Tijolos de vidros: feitos de vidro triturado e são usados principalmente em aplicações de decoração. 
4. Areia

Esse é um dos principais agregados que as pessoas combinam com outros materiais mais rígidos, por exemplo, o concreto. Sendo um granular composto por pequenos grãos de rocha triturada, utiliza-se a areia principalmente na fabricação de argamassa, proporcionando resistência e coesão. Além disso, ela é fundamental para a preparação de superfícies antes de aplicação de revestimentos, como reboco e pintura. 

5. Madeira

A madeira é um material natural muito usado no setor. Ela é resistente e versátil e se molda em várias formas, desde toras e tábuas, até painéis laminados e compensados.

6. Telhas

As telhas são elementos fundamentais na construção de telhados. Além disso, as telhas cerâmicas são tradicionais e proporcionam isolamento acústico e térmico. As telhas de ardósia são conhecidas por sua durabilidade e elegância, sendo frequentemente usadas em estruturas de alta qualidade. Já as metálicas, são resistentes, leves e precisam de pouca manutenção. 

Sustentabilidade na construção civil

Hoje em dia, um tema muito em alta em diversos setores, inclusive da construção civil, é a sustentabilidade. Afinal, grande parte dos materiais usados na construção de edifícios são reutilizáveis.Por isso, mesmo sendo um segmento que polui e gera muito resíduo, existe muito espaço para otimizar o uso desses recursos. 
Se você gostou deste conteúdo, acompanhe o blog do Obra Play para mais!

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários