Conheça as 5 fases do projeto arquitetônico

Conheça as 5 fases do projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico consiste em um conjunto de desenhos técnicos, representações gráficas e documentos elaborados com o objetivo de construir ou reformar uma obra, sendo essencial para qualquer edificação. Visa sempre atender as expectativas do cliente, prevendo os recursos físico-financeiros necessários para a realização da obra. O projeto é composto por cinco fases, sendo elas, Pré-projeto, Estudos preliminares, Anteprojeto, Projeto executivo e Compatibilização.

1) Pré-projeto

Essa etapa é realizada em conjunto com o cliente, onde se é levantado às necessidades pré-existentes do cliente, tais como, objetivos, padrões básicos dos sistemas construtivos e acabamentos.

2) Estudo preliminar

Trata-se da fase em que se apresenta ao cliente a primeira proposta do projeto, contendo perspectivas em 3D, plantas humanizadas, vistas e layouts conceituais, sendo possível realizar possíveis alterações no projeto.

3) Anteprojeto

É a evolução do estudo preliminar, nele são especificados os elementos, instalações, componentes, plantas dos pavimentos, cortes esquemáticos, fachada principal, sendo sanada todas as dúvidas do cliente.

4) Projeto executivo

Nesse documento é apresentado memoriais descritivos com especificação de todos os materiais de acabamentos, louças e metais; detalhe das esquadrias, escadas e guarda-corpos; planta com paginação de piso, elevações de todas as paredes que compõem a área molhada, além de planilhas de orçamento e cronograma para realização da obra.

5) Compatibilização

Por fim, a última fase consiste em coordenar o projeto com todos os outros demais complementares, tais como cálculo estrutural, projeto hidrossanitário e projeto elétrico.

E aí, já conhecia todas as fases do projeto arquitetônico? 

Fonte da imagem: Comprada pelo Obra Play – Pack de imagens 

Deixe um comentário

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários
Visitante
Bruno

Legal!!!

Última edição 4 meses atrás por Bruno