9 conselhos para gerenciar o orçamento de um projeto de construção

Quer descobrir como gerenciar o orçamento de um projeto de construção de maneira mais eficaz? Confira aqui as nove dicas que separamos para você!

Por mais relevante que seja o papel do setor construtivo, muitos empreendedores ainda sofrem vendo os seus ganhos sendo comprometidos devido a problemas no orçamento para construção. Eles são causados, principalmente, pela falta de eficiência no acompanhamento e na gestão de obras. Esse é o seu caso? Então, você precisa ler o texto a seguir.

É fundamental lembrar que um dos fatores que mais comprometem a rentabilidade dos projetos é o atraso durante a sua execução, que reduzem o Valor Geral de Vendas (potencial de venda das unidades de um empreendimento), assim como os retrabalhos e os desperdícios. 

Descubra como vencer essa e outras barreiras, mantendo o seu orçamento de um projeto de construção alinhado às expectativas iniciais. 

9 dicas para o orçamento de um projeto de construção

Para tornar o seu orçamento de projeto de construção mais eficiente e livre de erros, confira os nove conselhos que preparamos para você: 

  1. Faça uma lista detalhada

Nesta lista inclua todos os itens necessários e as estimativas de preço antes de começar o projeto. Isso possibilitará que você veja onde está gastando mais capital e, caso precise, faça os ajustes para evitar desperdícios e sair do planejado . 

  1. Compare preços

Comparar preços entre diversas lojas e fornecedores é fundamental! Isso pode ajudar a encontrar os melhores negócios para economizar dinheiro. 

  1. Orçamento de contingência

Você cria orçamentos de contingência? É fundamental ter dinheiro extra no planejamento para cobrir despesas imprevistas ou alguma alteração no projeto. 

  1. Seja realista

Ser realista em relação ao que você pode pagar é essencial para o sucesso do seu negócio. Não tente incluir tudo que deseja no orçamento, porque isso pode levar a dívidas ou um projeto inacabado.

  1. Priorize os itens mais importantes

Se o seu orçamento está apertado, se concentre nos itens essenciais para o projeto e adie aqueles que são desejáveis para mais tarde caso eles caibam. 

  1. Considere os dias de trabalho e horas extras

As horas e dias extras de trabalho podem aumentar muito o custo de um projeto, ou seja, é importante considerar esse fator na hora de montar o seu orçamento. 

  1. Seja flexível

Ser flexível e estar preparado para mudanças é essencial na hora de criar um orçamento de um projeto de construção. O plano pode mudar ao longo do tempo, então estar pronto para fazer ajustes é fundamental. 

  1. Peça ajuda de profissionais

Você não tem experiência em gerenciar projetos? Não tem problema, mas, pode ser útil e até econômico, contratar um engenheiro, arquiteto ou gerente para ajudá-lo a realizar essa tarefa. 

  1. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, já existem diversas ferramentas que podem te ajudar em muitas tarefas da construção civil. O sistema vai te ajudar no orçamento, controle, planejamento e acompanhamento da evolução do projeto. Por isso, esse é um investimento que pode transformar os seus projetos e, consequentemente, os seus negócios. 

Dica Extra: crie boas relações

Outro ponto fundamental para ter sucesso nos negócios é conseguir construir boas relações com os seus parceiros. Por isso, pense no longo prazo e faça trocas positivas para ambos os lados. 

Ou seja, todas essas dicas funcionam melhor quando fornecedores e lojas de material de construção trabalham juntos e em harmonia. 

Gostou dessas dicas? Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Play, estamos sempre compartilhando novidades e muitas dicas importantes sobre o universo da construção civil. 

Aproveite também para conhecer a nossa plataforma! Somos o novo ecossistema que vai fortalecer e conectar todos os envolvidos na construção civil, confira aqui. 

Deixe um comentário

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários