Distribuição de Materiais de Construção: Como Aumentar a Eficiência e Lucro

Entenda a distribuição de materiais na construção e como é possível aumentar a eficiência e lucro na sua empresa com o artigo a seguir! 

O cenário da distribuição na construção civil exige agilidade, controle de custos e diferenciação. Pequenos erros logísticos ou de precificação podem acabar comprometendo a margem. Afinal, esse é um setor com altos custos e investimentos.  

Por isso, para aumentar a eficiência e o lucro na distribuição de materiais de construção, é muito importante otimizar a logística de entrega, o estoque, o crédito e a cadeia de suprimentos, esses são alguns dos principais gargalos. 

Além disso, é preciso investir em tecnologia, promover a fidelização do consumidor e procurar parcerias estratégicas que possam impulsionar o crescimento do negócio. 

Pensando nisso, preparamos um artigo completo a seguir, com dicas e estratégias que vão ajudar a sua empresa a ter muito mais sucesso nessa etapa.  

Como a tecnologia ajuda no controle e planejamento? 

A tecnologia revoluciona o controle e planejamento na distribuição de materiais de construção, tornando o processo o mais ágil, preciso e lucrativo possível. Confira a seguir 5 maneiras que a inovação pode ajudar: 

  1. Gestão de estoque em tempo real

Sistemas automatizados monitoram os níveis de estoque, evitando excessos ou faltas, que podem provocar atrasos e desperdícios.

  1. Roteirização inteligente

Algoritmos calculam as melhores rotas para entregas de insumos, diminuindo o tempo e os custos. 

  1. Previsão de demanda

A Inteligência Artificial (IA) e a análise de dados antecipam as necessidades, ajustando produção e compras, evitando excessos ou faltas. 

  1. Integração de sistemas

Plataformas conectam transportadoras, fornecedores e clientes, agilizando os processos e melhorando entregas. 

  1. Rastreamento de cargas

Sensores e GPS monitoram as cargas, aumentando a transparência e a segurança dentro da empresa. 

O resultado disso é uma cadeia de suprimentos mais eficiente, clientes mais satisfeitos e lucros em crescimento. 

4 estratégias para melhorar prazos, atendimento e rentabilidade

Agora que você sabe que a tecnologia é uma grande aliada para aumentar a eficiência e o lucro na distribuição de materiais de construção, vamos para as quatro estratégias que vão melhorar os prazos, o atendimento e a rentabilidade:

  1. Otimização de prazos (Agilidade na entrega)

Faça roteirizações inteligentes, use softwares para determinar as melhores rotas e evitar atrasos. Estabeleça também parcerias com transportadoras de confiança, priorizando aquelas que apresentem um bom histórico. E, mantenha um estoque estratégico regionalizado para diminuir o tempo da entrega. 

  1. Melhoria no atendimento ao cliente

Para melhorar o atendimento ao cliente use sistemas de CRM integrado para acompanhar histórico e pedidos de clientes. Você também pode agilizar respostas a perguntas frequentes com chatbots e atendimentos automatizados. Além disso, busque o feedback de clientes através de pesquisas de satisfação no pós-venda para identificar pontos de melhoria. 

  1. Aumento de rentabilidade

É possível aumentar a rentabilidade do seu negócio por meio de compras em lotes com desconto, gestão de perdas, vendas cruzadas e precificação dinâmica. 

  1. Automação e tecnologia

Use sistemas de ERP setorial para integrar as vendas, estoque e logística; IoT e rastreamento para monitorar caminhões e estoque em tempo real para evitar extravios; e faça análises de dados (BI) para encontrar tendências de vendas e ajustar estratégias. 

Coloque essas estratégias e dicas em prática

Distribuidores que investem em gestão e automação saem na frente. É possível crescer com eficiência, mesmo em mercados competitivos como é o caso da construção civil. 

Abuse da tecnologia, cuide bem do atendimento ao seu cliente e busque sempre a automatização! 

Se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso a mais fique atento ao blog do Obra Play, estamos sempre compartilhando muitas novidades e dicas exclusivas.