Guia Prático: 7 dicas para otimizar a produtividade em obras

Guia Prático: 7 dicas para otimizar a produtividade em obras

Preparamos um guia prático com dicas fundamentais para otimizar a produtividade em canteiros de obras! 

Muito se fala de produtividade, mas o que quer dizer? Esse é um termo que se refere à relação entre entrega, qualidade, recursos e tempo. Ou seja, a produtividade acontece quando conseguimos entregar algo com a máxima qualidade, no menor tempo possível e usando o mínimo de recursos necessários. 

Quando falamos em recursos, podemos incluir desde a mão de obra do profissional – seja o valor do seu trabalho – até os insumos necessários. Quando uma atividade é entregue dentro do prazo, com a máxima qualidade utilizando o mínimo de recursos e com o valor justo pago ao profissional, podemos então considerar que a produtividade foi atingida. 

Na construção civil, a mão de obra e os materiais são recursos caros, que não podem ser desperdiçados, porque isso gera muitos prejuízos. Mas, não é isso que acontece na maior parte dos casos. 

Frequentemente, vemos obras sendo entregues fora do prazo e do orçamento. Isso acaba se repetindo porque os prejuízos não são colocados na ponta do lápis. As construtoras não sabem quando tiveram de perda com os dias que os profissionais ficaram parados ou com a quantidade de insumos desperdiçados. 

Dessa maneira, a falta desse acompanhamento rigoroso dos indicadores de produtividade na construção civil impede que a empresa consiga evoluir os seus processos, diminuir os seus custos e atingir a eficiência desejada. 

Principais indicadores de produtividade em obras na construção civil 

Para saber como fazer a medição do desempenho de um projeto com mais eficiência, acompanhe os medidores de produtividade em obras na construção civil: 

  • relação entre as atividades planejadas e concluídas;
  • número de inspeções;
  • materiais com defeitos e desperdiçados;
  • atrasos dos fornecedores;
  • erros e retrabalhos;
  • acidentes de trabalho;
  • razão unitária de produção (RUP);
  • consumo unitário de materiais (CUM). 

7 dicas para melhorar a produtividade em obras na construção civil

Manter a produtividade em um ritmo satisfatório não é uma tarefa simples, requer um gerenciamento eficiente. Dessa forma, será possível encontrar os problemas e buscar soluções e alternativas para eventuais imprevistos. Confira a seguir as dicas que preparamos para ajudar o desempenho do seu negócio: 

  1. Planejamento eficiente

Para conseguir realizar um planejamento eficiente é fundamental estabelecer um cronograma claro e bem planejado, definir as metas e objetivos de maneira realista e fazer a alocação de recursos de maneira adequada. 

  1. Gerenciamento de time

Fazer o gerenciamento de time também é muito importante para otimizar a produtividade em obras. Realize treinamento e incentive a capacitação da equipe, construa uma comunicação eficaz e mantenha todos motivados e engajados. 

  1. Tecnologia e inovação

Faça uso de softwares de gestão de projetos, tecnologias de construção avançada e invista na automação de tarefas repetitivas para poder focar no que realmente importa e não perder tempo com outras atividades que podem ser feitas por sistemas. 

  1. Controle de custos

Para realizar o controle de custos é importante fazer uma orçamentação precisa, monitorar as despesas e identificar possíveis áreas de economia no projeto. 

  1. Segurança no trabalho

A segurança no trabalho é fundamental para aumentar a produtividade. Implemente práticas que incentivem a segurança dos colaboradores e realize treinamentos. Afinal, isso ajuda a reduzir os acidentes de trabalho. 

  1. Logística e gerenciamento de materiais

O controle de estoque eficiente é primordial para a produtividade em obras. É importante receber os insumos na hora certa e reduzir ao máximo o desperdício nos canteiros. 

  1. Controle de qualidade

Por fim, estabeleça padrões de qualidade, faça inspeções regularmente e busque a melhoria contínua dos processos. 

A importância de otimizar a produtividade em obras! 

Já deu para entender como é importante otimizar a produtividade em obras! Então, siga as dicas que passamos para melhorar os processos, reduzir os custos e entregar projetos mais eficientes. 

Se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Play.

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários