Obra mais barata? 5 dicas para economizar em materiais de construção! 

Confira dicas para reduzir os custos em materiais de construção sem comprometer a qualidade da obra. 

Reformas e construções tendem a ser processos que geram muito estresse e gastos além do esperado. E, não é segredo para ninguém que os materiais de construção não são baratos. Por isso, é fundamental ter muita atenção para adquirir produtos que ofereçam o melhor custo-benefício e tornem as obras mais acessíveis financeiramente. 

5 dicas para economizar em materiais na obra

Os materiais de construção são parte primordial da obra. Então, é importante levar isso em consideração na hora de escolher. Não adianta comprar o mais barato que pode dar problema já na hora da construção ou logo precisará ser trocado. 

Pensando nisso, preparamos cinco dicas para você economizar sem perder a qualidade, acompanhe: 

1. Planejar é fundamental

O primeiro passo para conseguir economizar em materiais de construção e na obra como um todo é realizar um planejamento eficiente antes de tudo. Por isso, fazer uma planilha de custos para cada etapa do projeto é uma solução inteligente para construir gastando menos. 

Não é necessário criar essa planilha de maneira manual. Atualmente, existem ferramentas que ajudam nessa elaboração e tornam todo o processo muito mais preciso, assertivo e rápido.

>> Baixe a planilha completa : Planilha de orçamento de obra

2. Escolha um time que fará com cuidado

Muita gente acaba errando na hora de escolher a equipe que vai fazer a obra. Esse é o tipo de situação em que o barato pode acabar saindo muito caro no final. Ou seja, vale mais a pena contratar um time de profissionais capacitados, mesmo gastando um pouco mais. 

Uma equipe que sabe trabalhar vai aproveitar melhor os materiais, controlar o fluxo de insumos e dar atenção para os detalhes. No fim, a escolha por um time mais habilitado reverterá em uma obra mais segura, barata e bem-sucedida. 

Também é importante investir no treinamento contínuo dessa equipe. Então, promova cursos, workshops, etc. Dessa maneira, eles vão se sentir incentivados e valorizados. 

3. Faça uma pesquisa extensa antes de comprar 

A diferença de preços entre os estabelecimentos chega a ser gritante. Por isso, antes de comprar, se dedique a realizar pesquisas sobre os melhores materiais e os preços. Ofertas e descontos por compra em grandes quantidades também valem a pena serem estudadas na hora de comprar o material para a obra. 

Além disso, faça uma pesquisa para entender os materiais sustentáveis que estão aparecendo no mercado, eles oferecem muitas vantagens, embora, às vezes, possam ter um custo inicial um pouco mais elevado, podem acabar gerando economia no longo prazo. 

4. Compre por etapas

Não adianta sair comprando tudo de uma vez, mesmo já sabendo o que irá precisar durante toda a obra. A melhor maneira de tirar o máximo de proveito do tempo e dinheiro é adquirir por etapa da construção. 

Peça ao mestre de compras que divida em etapas a obra e faça uma lista completa dos materiais necessários para cada uma delas. Assim, você terá tempo de se organizar financeiramente e se dedicar a encontrar o melhor preço. 

5. Parcerias de longo prazo com fornecedores

Uma excelente maneira de economizar em materiais de construção é estabelecendo parcerias de confiança e longo prazo com os fornecedores. Afinal, se eles souberem que você vai voltar, as chances de ofertas e preços especiais aumentam. Então, busque relacionamentos duradouros e vantajosos. 

Economize em materiais de construção!

Ao seguir essas dicas, você vai conseguir economizar em materiais de construção sem comprometer a qualidade dos seus projetos. Para mais conteúdos exclusivos como esse, acompanhe o blog do Obra Play!

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários